Topic outline

  • General

    Este é um tutorial sobre a Criação de Comunidades na Conferência Web da RNP voltado para usuários da UERJ - Universidade do Estado do Rio de janeiro.

    É pré-requisito para o acompanhamento desta atividade que o usuário já possua uma conta no serviço de Conferência web da RNP - Comunidade Acadêmica Federada.

    Recomendamos que este curso, bem como o uso da WebConf-RNP, sejam feitos com a utilização de um notebook ou computador de mesa e através dos navegadores Chrome, Edge ou Firefox sendo, no entanto, possível utilizar smartphones e outros navegadores.

    Comunidades na WebConf-RNP

    No aplicativo WebConf-RNP é possível criar uma ou mais comunidades que poderão reunir diferentes grupos de usuários com objetivos específicos.

    Podemos dar como exemplo o de uma Unidade Acadêmica que através de um dos seus membros, que possua uma conta do tipo CAFe na WebConf, poderia criar comunidades referentes aos diversos setores e/ou atividades da UA.

    • Unidade acadêmica
    • comunidade Secretaria administração
    • comunidade Secretaria atendimento
    • comunidade Conselho Departamental
    • comunidade Departamento A
    • comunidade Departamento B
    • ...
    • comunidade Sala de Bancas Examinadoras

    Desta forma cada comunidade terá uma sala de reuniões, devidamente personalizada,  que poderá ser gerenciada pelos integrantes daquela comunidade, além de outros recursos.

    • Criando uma comunidade na WebConf-RNP

        Para criar uma comunidade na WebConf-RNP é necessário que o usuário tenha o cadastro na  CAFe - Comunidade Acadêmica Federada.

         

         

        • Membros da Comunidade

            As comunidades WebConf-RNP permitem duas categorias de membros: os usuários e os administradores.

             

             

            • Administrando a comunidade

              As comunidades permitem uma série de configurações e controles que adequam melhor a sua utilização. 
              Para realizar as modificações deve-se acessar a aba  Admin  da comunidade.

               

               

              • Usando os Recursos da Comunidade

                No dia a dia das comunidades existem vários espaços e recursos que facilitam e otimizam as atividades dos membros desse espaço.

                Poderemos acompanhar quem são os mais novos integrantes desta comunidade; Informações sobre webconferências agendadas ou em andamento; postar e ver avisos no mural interno da comunidade; agendar o uso da sala da comunidade; informações sobre todos os integrantes da comunidade e disponibilizar ou obter arquivos da comunidade.

                Todos os recursos estão distribuídos pelas seguintes sessões: 

                 

                 

                • Créditos

                  Quem participou da construção